Grandes nomes da moda: Maria Antonieta

0

Olá meninas! Hoje o post vai ser um pouquinho diferente. Como faço história, mas sou apaixonada por tudo do universo feminino em em especial a moda decidi trazer pra vocês um pouquinho da história da moda através de nomes que nunca poderão ser esquecidos. Como essa semana tive prova de Revolução Francesa me veio a ideia de falar da “Rainha da moda” A austríaca e última rainha da França Maria Antonieta.

 

Quem foi Maria Antonieta?

Nascida na Áustria, aos 14 anos foi enviada por seus pais para se casar com o futuro rei da  França, Luís Augusto de Bourbon, (futuro Luís XVI) e assim  acabar com a tão turbulenta relação que havia entra a Áustria e a França. Foi rainha de  de 1774 a 1792. O casamento foi arranjado por sua mãe, a Sacro Imperadora Maria Teresa de Habsburgo, que foi a primeira e única mulher a governar sobre os domínios habsbúrgicos e a última chefe da Casa de Habsburgo. Criada e enviada para ser uma rainha assim o fez, em uma época em que a França passava por sérios problemas econômicos a linda rainha não ousava em poupar luxo e estilo para se vestir. Já naquela época se destacou não só por suas roupas lindas e exuberantes, mas por seus exóticos e trabalhosos penteados que chegavam até a serem enfeitados com frutas. (tá pensando que isso começou com a Carmen Miranda?)

Cheia de estilo e personalidade é considerada pioneira no uso dos trajes de montaria. Todo seu glamour fez com que apesar de austríaca se impusesse acima de qualquer francesa, sempre linda e exuberante tinha a beleza como a “garantia” de que seu marido não se envolvesse com outras mulheres (algo normal para a nobreza da época). Tal como Madonna, a rainha acendeu os debates nacionais sobre a sexualidade feminina, recorrendo à moda quando queria dar um recado à corte e despertando a curiosidade de todos sobre como seria seu próximo vestido ou penteado, era como se ela criasse seu “próprio mundo” através da moda.

Marie_Antoinette_Young MAR14 Louise_Elisabeth_Vigée-Lebrun_-_Marie-Antoinette_dit_«_à_la_Rose_»_-_Google_Art_Project maria-antonieta 03_Marie_Antoinette_Jean_Baptiste_Gautier_Dagoty_03portrait-of-marie-antoinette-elisabeth-vigc3a9e-lebrun1

Seu legado

Até hoje ela é motivo de inspiração no mundo da moda e sua história é conhecida principalmente através de filmes, documentários, revistas e até mesmo ensaios fotográficos.

O último ensaio inspirado na rainha foi da campanha de óculos da Wildfoxo fotógrafo Mark Hunter e toda a sua equipe estão de parabéns pelo exelente trabalho realizado, pois apesar de Antonieta não ter se utilizado desse acessório o ensaio ficou bastante inspirador. Modelo: Emma Stern Nielsen. (As fotos foram tiradas dos blogs da Sophia Abrahão e da Larissa Andrade).

QUEEN_SUN2copyQUEEN_SUN4copyQUEEN_SUN19copy QUEEN_SUN10copy QUEEN_SUN14copy QUEEN_SUN16copyQUEEN_SUN35copyQUEEN_SUN25copyQUEEN_SUN22copy QUEEN_SUN28copy-1
QUEEN_SUN39copyQUEEN_SUN28copy-1-2
QUEEN_SUN43copyQUEEN_SUN45copy

 

 

 

 

 

 

 

Aqui no Brasil no último dia 01/08/2014 a atriz Juliana Paes foi destaque na edição da Revista Quem por Fernando Torquato, confira as fotos vindas direto do site da revista:

julianapaes1julianapaes2julianapaes4 julianapaes3julianapaes5

Para os que amam filmes, a dica é o filme: Maria Antonieta de 16 de Março de 2007:

Dirigido por: Sofia Coppola/ Com: Kirsten Dunst, Jason Schwartzman, Rip Torn/ Gênero: Histórico , Biografia , Drama/ Nacionalidade: França, EUA, Japão

E por fim para os amantes da leitura a dica vai para o livro “A Rainha da Moda” da autora Caroline Weber de 2008

2540012

Bem meus amores espero que tenham gostado, apesar do post ter ficado gigante tentei trazer um pouquinho da história e importância da nossa rainha da moda.

Bjus <3