Grandes nomes da moda: Coco Chanel

0

Quando ouvimos o nome Chanel, a primeira coisa que nos vem a mente é todo o glamour de uma das maiores marcas do mundo da moda. O que muitos ainda não sabem é a história de quem está por trás de tudo isso. Gabrielle Bonheur Chanel veio de origem humilde, perdeu a mãe muito cedo e ganhou o apelido de Coco quando cantava em cabarés. O início de sua vida não foi nada fácil mas, talvez, o que nem ela mesma imaginasse era que através de seu talento e estilo único iria eternizar seu nome e estilo para sempre no mundo da moda, e se tornar uma das pessoas mais influentes do século XX.

1441169_675766679210601_5040026814003228438_n

Em um período que as mulheres da alta sociedade usavam corsets, vestidos gigantescos pesados com grandes quantidades de sedas e rendas, cabelos longos com enfeites extravagantes, cobertas de joias preciosas, e uma grande dificuldade de se movimentarem com naturalidade Coco surge com todo seu estilo e genialidade trazendo para o guarda roupa feminino tecidos considerados rústicos como o brim e a malha. Cria calças de montaria femininas (o que de início acabou sendo um choque). Era a inspiração nos trajes masculinos que transformavam ainda mais uma novo tipo de mulher que surgia. Também trouxe mudanças nos tão usados chapéus, antes tão gigantescos, agora menores permitindo que o sol entrasse  em contato o rosto. A ela também devemos as bolsas com correntes e o uso das bijuterias através de seus colares de pérolas falsos.

images

Falecida em 1971, a estilista teve seu primeiro contato com a moda teve seu primeiro contato com a moda em 1910 na cidade de Deauville quando começou a trabalhar em uma loja de chapéus. Quatro anos após já possuía duas lojas nas cidades de Paris e Deauville, Vindo de origem humilde, sabia exatamente com quem se relacionar garantindo ainda mais o seu sucesso. Desde suas primeiras criações já se preocupava com suas características que até hoje são marcantes: o conforto e a simplicidade. Sapatos de bico arredondados trouxeram conforto aos pés. E, como se não bastasse o tal pretinho básico surgiu também através dela, sendo reto e simples desde que feito em um bom tecido é elegância certa para toas as ocasiões. E claro, como falar em Coco Chanel e não mencionar seu tão famoso perfume, o Chanel nº 5, até a atualidade o mais vendido do mundo. Não há dúvidas que a estilista era dona de um bom gosto ímpar. Morrendo aos 88 anos nunca teve filhos tendo toda sua vida dedicada unicamente aquilo que mais amava.

“Foi a solidão que temperou meu caráter, que é mau, bronzeou minha alma, que é orgulhosa, e também meu corpo, que é sólido”.

Como era de se esperar livros surgiram sobre a mulher que se tornou inesquecível.

10056g

Sinopse:

François Baudot, conhecido repórter da Elle francesa e autor do livro de referência Moda do século, faz uma breve biografia de um dos maiores mitos da história da moda. Gabrielle Chanel (1883-1971) revolucionou os conceitos de feminilidade no século XX. Além de reproduções de suas criações mais significativas, o livro traz fotos históricas da célebre estilista da idade de ouro da alta costura.

chanel-livro

Sinopse:

Um dos maiores ícones da moda no século XX, Chanel (1883-1971) sempre se distinguiu por uma postura modernista e radicalmente inovadora. Em tempos de mulheres submissas, ela era a própria personificação da modernidade, relacionando-se intimamente com a vanguarda intelectual e artística de sua época. O sucesso de Chanel foi imenso: seu reinado sobre o mundo da alta-costura durou cerca de meio século. Entender o poder da imagem foi seu maior mérito. Com um estilo incomparável, era apaixonada pelo discreto charme do guarda-roupa masculino e inovou ao usar tecidos utilitários para fazer roupas chiques, jovens e casuais. Como mulher de negócios, provou ser igual ou superior aos homens. Porém, se a moda esteve no centro de toda sua vida, no amor era uma mulher vulnerável. Mais que um belo relato sobre uma vida e uma obra extraordinárias, este é um livro fascinante, que registra em cerca de quatrocentas fotografias, retratos e desenhos, a trajetória da maior personagem da moda de todos os tempos.

2ª reimpressão, 2011

16830-livro-chanel-figures-du-style-637x0-4

O livro é uma verdadeira homenagem à marca com mais de 300 fotos.

LV305331_N

Sinopse:

O livro explora cinco temas centrais – o terno, a camélia, jóias, maquiagem e perfume, o pequeno vestido preto – e segue as linhas do passado ao presente para mostrar como esses itens-chave foram redescobertos e reinventados por novos designers. Incluindo muitas fotografias inéditas de arquivo e desenhos originais de Karl Lagerfeld, bem como gloriosas imagens de alguns dos maiores nomes da fotografia de moda.

9780007319046

Sinopse:

Justine Picardie passou a última década tentando decifrar a verdade sobre Coco Chanel, a tentativa de descascar as acréscimos de romance e mentiras. Neste aclamado pela crítica, best-seller biografia ela compartilha a história da mulher incrível que criou a forma como olhamos agora. Coco Chanel era um inventor extraordinário – ela conjurou o pequeno vestido preto, cabelos cortados, calças para mulheres, chique, mais vendidos perfumes contemporâneos, ea marca de moda de maior sucesso de todos os tempos – mas ela também inventou a si mesma, formando o mito da sua própria vida com a mesma destreza como sua costura. Enquanto Chanel era inovador supremo e fornecedor de todas as coisas elegantes e bonitas, o que está sob o seu próprio mito brilhante é muito mais escura. Jogando nova luz sobre seus relacionamentos apaixonados e turbulentos, este retrato muito bem construído dá um olhar fresco e penetrante em como Coco Chanel fez-se em sua própria criação mais poderosa. Justine Picardie traz o misterioso Gabrielle Chanel sair do esconderijo, para comemorar suas grandes realizações. Ela examina pós-vida de Chanel duradouro, bem como sua vida notável, descobrindo as consequências do que ela cobriu-se, o desvirtuar as costuras entre a verdade e a lenda, ainda mantendo intacto o tecido real do seu passado.

images (1)

História em quadrinhos.

chanel-seu-estilo-sua-vida-janet-wallach-8502087312_200x200-PU6e47f1db_1

Sinopse:

Paradigma da mulher moderna, Coco Chanel foi uma das maiores responsáveis pela mudança no papel feminino no século XX. Apesar da infância pobre, tornou-se a maior estilista de todos os tempos numa época predominantemente masculina. Chanel jamais teve medo de ser ela mesma: nenhum estilista impôs tanto de seu próprio estilo em suas criações. Milionária por mérito próprio, contou apenas com o talento e a ajuda de amantes e amigos influentes para conhecer as pessoas certas da alta
sociedade e do meio artístico. Repleto de fotos e ilustrações, Chanel: seu estilo, sua vida desvenda as razões que, pela primeira vez na história da moda, transformaram um nome em uma marca.

E esses são só alguns.

A história de Chanel também chega aos cinemas e todos desejam ver nas telonas sua vida através dos filmes:

Coco Chanel & Igor Stravinsky

Coco Antes de Chanel

Espero que tenham gostado.

Bjus <3