Algumas reflexões sobre a profissão de blogueira

0

Já faz um certo tempo que venho pensando se iria ou não fazer esse post. Em meio a tantas mudanças referentes a essas profissões relativamente novas graças à internet, cheguei a algumas conclusões que acho que seriam válidas trazer para o blog.

O primeiro ponto que gostaria de abordar é exatamente sobre os tão famosos blogs. Ao que parece nossas leitoras estão com “um pouquinho de preguiça” de ler né? O brasileiro por si só já não tem um bom hábito da leitura, e com o aumento da popularidade do You Tube e do instagram as pessoas estão cada vez mais interessadas só na parte visual da coisa, sabe?

Acontece que apesar da queda eles ainda continuam sendo uma ótima ferramenta de aproximação com os seguidores, desde que bem feito e planejado, afinal a palavra leitora vem de leitura certo? E tudo isso começou com essa evolução dos blogs. Um dos motivos pelo qual as pessoas vem escanteando os sites é a falta de dedicação de muitas blogueiras iniciantes. Já vi cada post mal feito de dar uma dor lá no fundinho da alma.  Com toda a certeza do mundo se tem uma dica que eu daria acima de tudo a essas meninas seria: Não falte a aula de português. Eu fico chocada com a quantidade de erros gramaticais e de concordância encontrado em um texto de poucas linhas. Não que eu nunca erre por aqui, pelo contrário, talvez até algum professor de português encontre alguns erros por aqui, mas tem coisas que são mega absurdas em alguns sites iniciantes.

Não adianta ter o domínio comprado, um excelente design e  não elaborar um post. Pensa comigo; se você não tiver feito algum curso de maquiagem, ou pelo menos não praticar em casa com uma certa regularidade, as chances de você não fazer uma boa make são bem grandes, concorda? Se você não é formado em administração, relações públicas, enfermagem, ou qualquer outra área, mas vá trabalhar para aprender tudo na hora as chances de você fazer besteira no início são consideráveis, concorda? Então como é que tem um monte de gente que não entende praticamente nada de moda e maquiagem querendo ter o trabalho reconhecido, se sequer domina o próprio conteúdo que está produzindo?

Um site que vive na base do copia e cola muito provavelmente será um site que não irá durar por muito tempo. Se você não entende muito sobre moda, mas quer que o seu blog fale sobre moda o ideal seria fazer algum curso sobre o assunto ou, no mínimo, buscar ler mais revistas de moda. Lá sim é uma fonte confiável sobre as principais tendências, e você ainda irá melhorar a escrita devido a leitura. Já vi tantos blogs iniciantes falando que a próxima tendência é na verdade a tendência de 3 estações passadas.

Qual blogueira não sonha em ser capa de uma revista? Mas como isso será possível se tantas já fecharam as portas devido o grande consumo digital? Mais um motivo pra você blogueira não abandoná-las. Se seu investimento não é em livros para uma faculdade, que seja em boas revistas para o conteúdo do seu blog. O mesmo serve para livros referentes ao assunto do seu site, tá?

Lembro da polêmica que se espalhou pela internet quando a faculdade Belas Artes lançou o curso “Mídias Digitais”, o famoso curso para ser blogueira que tantas pessoas criticaram alegando não ser necessário. Na época, até eu fiz um post falando sobre a novidade (se você não viu, clique aqui ). Sinceramente, assim como todas as outras profissões, acho super válida a ideia de um curso para um melhor exercício da profissão.

Sinto que não são apenas as possíveis leitoras que não estão levando tão a sério os blogs, muitas blogueiras não levam a sério o próprio trabalho quando decidem fazer um post de mínimas linhas abordando de forma bastante superficial o assunto. Acho que um post de cinco linhas poderia ser feito no instagram, por exemplo.

Como ser influenciadora digital é a profissão do momento muitas querem seguir a carreira principalmente pelo status e todo glamour que pode vim em consequência. Igual acontecia muito, e ainda acontece com medicina. E quantas pessoas não cursaram apenas pelo status?

Humildade também é algo que é bem vindo em TODAS  as profissões. Vejo pessoas que ainda estão começando e já acham que estão no topo sem sequer entender bem o próprio conteúdo. Nesse caso, acho que cabe a frase “números nem sempre querem dizer algo”.

O que quero dizer com isso tudo é que se ser blogueira ou digital influencer (já que não se influencia mais hoje em dia apenas com o blog, mas de uma forma mais geral com o acréscimo das outras redes sociais) se dedique o máximo que você puder, dê o seu melhor pois ser blogueira, influenciar outras pessoas também e algo sério. E a produção de um bom conteúdo está também relacionado ao tipo de conteúdo que você consome.

Se valorizem e se levem a sério blogueiras!

Espero que tenham gostado.

Foto: Pinterest

Bjus <3